Henshin RPG
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Sugestão - Comentários do mestre

2 participantes

Ir para baixo

Sugestão - Comentários do mestre Empty Sugestão - Comentários do mestre

Mensagem  Lanthys Qui Abr 18, 2013 10:47 am

Sempre quando jogo RPG eu fico curioso mode on com o seguinte:

- Até onde os jogadores seguiram o que o mestre tinha planejado e onde os jogadores começaram a mudar o rumo da trama inicial e obrigaram o mestre a criar ou subtrair coisas da idéia original! Vejo os mestres comentarem sempre "eu preparei tal coisa, mas ae começaram a fazer "m" e eu tive de improvisar"!

Aqui não deve ser diferente, vejam o caso do cara de jaqueta marrom, tava com toda a pinta de Nova e possível Aberrant, mas então ele ainda não se transformou e tá lá apavorado... Até onde isso era a idéia original? Onde os personagens fizeram algo que fez com que a trama tomasse outro rumo? O policial e o operário, eram cogitados como Aberrants ou foi uma alternativa aos acontecimentos? E se ninguém seguisse o jaqueta pelos esgotos? E se ninguém socorresse o povo na rua quando do jaqueta entrar nos esgotos e todos tivessem corrido atrás do jaqueta? Enfim, perguntas não faltam e acho muito interessante, se o mestre da vez, após concluída a cena, criasse um tópico e descrevesse ali sua trajetória na cena em questão, o que programou, onde acertamos, onde erramos, o que mudamos, o que precisou reorganizar ou mudar para que o personagem seguisse por tal caminho ou tomasse tal atitude, se algo surpreendeu nas atitudes e ações do personagem ou se algo decepcionou, se riu, se sentiu firmeza em alguma ação, enfim, acho que seria muito proveitoso como aprendizado e para melhor interação e mais divertimento do mestre também, porque ao ver os personagens realizarem a missão da maneira como ele esperava ou melhor ainda do que esperava, deve ser muito mais satisfatório ao final dela!!

Fica dada a sugestão e espero com ansiedade que os mestres realizem esse tópico sempre que terminarem suas aventuras, isso seria muito proveitoso e só tende a melhorar as campanhas!! \0/
Lanthys
Lanthys

XP : 27

Ficha do personagem
Pontos de Saúde:
Sugestão - Comentários do mestre Left_bar_bleue100/100Sugestão - Comentários do mestre Empty_bar_bleue  (100/100)
Poder Temporário:
Sugestão - Comentários do mestre Left_bar_bleue9/9Sugestão - Comentários do mestre Empty_bar_bleue  (9/9)
Força de Vontade:
Sugestão - Comentários do mestre Left_bar_bleue3/3Sugestão - Comentários do mestre Empty_bar_bleue  (3/3)

http://www.nipoheroes.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Sugestão - Comentários do mestre Empty Re: Sugestão - Comentários do mestre

Mensagem  Darkwes Qui Abr 18, 2013 11:40 am

Bom, eu particularmente SEMPRE espero que os jogadores mudem alguma coisa da trama planejada, até mesmo porque se os jogadores apenas seguem um roteiro pré-definido não tem a menor graça. RPG é uma história que é construída por todos os participantes, se fosse apenas para o mestre criar a história era mais fácil escrever uma fanfic.

Partindo deste princípio, eu geralmente tenho uma ideia do que quero mostrar numa aventura, defino um ou mais npcs importantes e apresento uma situação problema e vejo como os jogadores reagem a essa situação. A partir da reação dos jogadores a história se desenvolve, podendo seguir nos rumos que eu já tinha previsto, ou tomando rumos totalmente diferentes. Não tem certo ou errado, tem ação e consequência.

Obviamente, às vezes vc quer que algo realmente aconteça, então independente do que os jogadores façam vc tem de chegar no ponto que deseja, seja desconsiderando as ações dos jogadores, ou definindo contra-ações que façam com que o evento seja alcançado.

Mas podar as ações dos jogadores o tempo todo e delimitar suas ações para opções que vc pré-definiu, pode retirar muito da graça do rpg, tirando a sensação de liberdade de escolha do jogador. E, por consequente, o envolvimento deste com a trama.

Agora existem jogadores também que ficam apenas esperando as coisas acontecerem, não criam nada, não arriscam nada, não tomam partido de nada. Estes jogadores eu particularmente não gosto e não faço questão alguma que participem nas aventuras que eu crio. Pegar um grupo formado apenas com jogadores "passivos" pra mim é um convite ao desânimo.

Pegando o exemplo do Episódio citado, a situação problema apresentada foi sim alterada pela atuação dos jogadores, em parte pela separação do grupo de jogadores. Agora, a respeito do cara de jaqueta marrom, ele é sim o personagem central do Episódio, o que quero mostrar com ele acredito que algumas pessoas já devem ter abstraído.



Bom, eu não respondi em se ter ou não o espaço sugerido (que na verdade já existe, basta que as pessoas participem, perguntem...), apenas expressei minha opinião sobre o que foi colocado e acho que outras pessoas também podem fazê-lo.
Darkwes
Darkwes

XP : 13

https://henshinrpg.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos